Dissertação Argumentativa

 

          Na obra cinematográfica promulgada pela Netflix, a série “Sex Education” expõe a exclusão de gênero na vida escolar de Cal, personagem pelo qual se identifica como gênero neutro. Sob essa ótica, a realidade do cenário brasileiro não se distancia do seriado. Diante dessa perspectiva, faz-se a imperiosa análise dos fatores que favorecem esse quadro.

         Em primeira análise, deve-se ressaltar que a displicência estatal colabora com essa problemática. Nesse sentido, atos devem ser feitos para combater a invisibilização dessa comunidade estruturalmente marginalizada, no qual, são sofrentes da agressividade e assassinatos no país. Essa conjuntura, segundo a Constituição federal, prevê em seu artigo 6º, o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase quando se observa o uso de pronomes neutros na língua portuguesa.

          Ademais, é imperativo apontar a carência de informação social e midiática como o impulsionador do aumento do índice de mortes de cidadãos transgêneros no Brasil. Segundo os estudos da Organização não governamental Transgender Europe, aponta em média 185 transgêneros foram assassinados em todos os anos entre 2008 e 2016 no Brasil. Diante de tal exposto, é indubitável que precisamos respeitar a forma como essas pessoas se sentem confortáveis de serem chamadas e identificadas.

          Depreende-se, portanto, a necessidade de mitigar esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Segurança Pública, por meio de criações de leis, gere a universalização desse direito social tão importante, como a segurança. Junto com o Ministério da Educação, concebe a inclusão social e conscientização dessa coletividade não binária nas escolas públicas e privadas. Assim, com a ação conjunta do povo e governo, será alcançada uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.

Comentários